Consultar o Cadastro do Bolsa Família na Internet

Depois de fazer a inscrição no programa social do governo federal, os representantes de cada família podem consultar o cadastro do Bolsa Família na internet para saber se o Ministério do Desenvolvimento Social aprovou o pedido.

Essa consulta de cadastro do Bolsa Família online é feita de forma gratuita e em uma plataforma totalmente confiável, ao passo que indica se a análise já foi completa e se a família terá direito ao programa e aos recursos financeiros que são entregues mensalmente.

Observe que a consulta do cadastro no programa Bolsa Família pela internet é apenas um passo que vai acontecer após a efetivação da inscrição no programa, que deve acontecer em um CRAs da sua cidade. Descubra como fazer isso!

Inscrição Bolsa Família

Para fazer a inscrição no Bolsa Família, a família interessada deve se inscrever primeiramente no Cadastro Único (CadÚnico). Esse Cadastro Único é a base para todo repasse de recursos financeiros e direito a programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

Portanto, se você quer fazer a inscrição no Bolsa Família, saiba que o ideal é se deslocar até um CRAs (Centro de Referência em Assistência Social) da sua cidade, que muitas vezes está interligado às secretarias sociais.

Leve contigo os seus documentos pessoais, como o seu CPF original e o seu título de eleitor. Também é preciso apresentar o comprovante de endereço (conta de água ou de luz) com até 60 dias de emissão.

Para a inscrição do Bolsa Família podem ainda ser requeridos documentos como: carteira de trabalho, certidão de casamento, certidão de nascimento, RG (documento de identidade pessoal com foto) e o RANI (Certidão de Nascimento Indígena).

No caso da inclusão de dependentes da família no programa, o governo municipal ainda pode pedir os documentos de identidade de cada participante além do atestado da frequência escolar dos jovens e adolescentes.

Seleção Bolsa Família

Após a inscrição no Bolsa Família e no Cadastro Único, a família deve agudar o processo de seleção que é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ao passo que a seleção acontece mensalmente.

Logo após terminar a inscrição no Bolsa Família, os dados serão enviados ao Ministério que vai analisar e decidir se a família receberá o benefício do governo. As famílias contempladas serão selecionadas e logo recebem o cartão Bolsa Família.

E é aqui que entra a consulta do cadastro Bolsa Família na internet, já que durante esse período de análise e seleção, o responsável pela família pode consultar a situação cadastral da família no programa social.

Consultar o Cadastro do Bolsa Família na Internet

Bolsa Família na Internet

Depois que fizer a inscrição nos programas, você também pode consultar o cadastro do Bolsa Família na internet, considerando que ao fazer a inscrição você deve aguardar  a seleção do governo federal para saber se foi selecionado a participar do programa.

Para conferir se o nome da família está na lista, você pode acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por fazer o repasse dos recursos. No “Serviços Sociais Caixa” você precisará inserir seu e-mail e senha de acesso.

Você também pode consultar o cadastro do Bolsa Família na Internet ao entrar na página oficial da Caixa e buscar as famílias beneficiárias dos programas sociais. Sendo que a busca pode ser feita por estado, município ou por família.

Ao consultar o cadastro Bolsa Família online, o beneficiário ainda poderá ter acesso a informações importantes do programa, como o calendário de pagamento do Bolsa Família e o extrato de pagamento do programa para a sua família.

Da redação