Todas as pessoas de baixa renda que tem 18 anos ou mais e querem tirar a 1ª habilitação pode conseguir uma CNH Gratuita, que é possível através do programa CNH Social, um programa financiado pelo SEST-SENAT, que tira todos os custos da emissão do documento.
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória para todas as pessoas que vão dirigir carros, motos e outros automóveis. Dessa forma, o processo todo tem gastos como aqueles das aulas e das provas, mas na CNH Gratuita esses gastos são zerados.
Além do projeto “Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social”, que é voltado para quem vai tirar a 1ª CNH, o programa também tem o “Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas”, que é para quem vai mudar a categoria da CNH.
Para os dois casos, o Sest Senat informa que não cobra nenhum taxa e não emite boletos para pagamentos, considerando que isso tem sido causa de fraude em todo Brasil – “não há entidades ou órgãos autorizados a divulgarem os programas” da CNH Gratuita para as pessoas de baixa renda.
Quem pode pedir a CNH Gratuita?
Para o caso da CNH Social para tirar a 1ª Carteira de Motorista, os requisitos necessários e obrigatórios são: saber ler e escrever, ter renda de até 3 salários mínimos, não ter CNH e ter 18 anos ou mais até 27 anos.
Já no caso das pessoas que vão mudar a categoria da carteira através do CNH Social, é preciso ter a CNH comum ao menos por 12 meses, ao passo que não pode ter tido nenhuma infração de trânsito. E a idade mínima é de 21 anos até os 50 anos.
Depois de cumprir esses requisitos, os candidatos podem fazer uma solicitação da CNH Social e Gratuita e esperar a divulgação do resultado, que acontece periodicamente.
Sendo aprovado, ele vai precisar fazer todo o processo como todos os outros candidatos, sendo que a grande diferença é que não terá custos, nem com as aulas e nem mesmo com as provas, levando em conta o que estiver disposto no edital do ano vigente e nas leis de trânsito.
Como realizar o pedido online da CNH Gratuita
Para fazer o seu pedido online da CNH Gratuita, sendo que você se enquadra nos tópicos citados acima, você vai precisar entrar no site do Sest-Senat.
Depois, no decorrer da página vai poder encontrar informações de as inscrições para concorrer a uma das vagas da CNH Social estão abertas e em caso positivo, basta procurar pela sua cidade para saber se ela está participando desse projeto neste ano.
Isso porque o programa é feito em parceria com o Governo Federal e também com os governos de cada estado. E após a inscrição, todo contato será feito diretamente por e-mail, por isso, lembre-se de verificar a caixa de spam para não perder a oportunidade de tirar sua CNH sem custos.
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Sest Senat através do Fale Conosco, pelo número 0800-728-2891.
Com informações do Sest-Senat