O empréstimo do Bolsa Família é um tipo de crédito disponível no atual mercado financeiro brasileiro e que é voltado aos beneficiários do programa bolsa família. Agora, você sabe o que fazer para solicitar o empréstimo Bolsa Família?
Saiba que ao solicitar o empréstimo, o beneficiário tem a chance de ter acesso a um crédito de até R$ 15 mil, sendo que esse valor não é descontado das parcelas do bolsa família. Descubra como funciona o empréstimo do bolsa família e como solicitar online!
Progredir – empréstimo Bolsa Família
O progredir é um plano acionário que visa incentivar o microempreendedor por meio do microcrédito produto, isto é: um empréstimo financeiro que é oferecido para as pessoas de baixa renda.
Logo, se você está em busca de solicitar empréstimo voltado para os beneficiários do Bolsa Família, considere conhecer um pouco mais sobre o Progredir, que tem o intuito de auxiliar os microempreendedores a iniciar ou ampliar um negócio.
O programa se divide em 2 frentes de trabalho: os cursos e o microcrédito produtivo. Os cursos são oferecidos gratuitamente com assuntos importantes ao empreendedor, como finanças, tecnologia, empreendedorismo.
Já o microcrédito produto orientado é para quem tem um negócio ou quer começar um e preciso de um crédito para alavancar ou iniciar os negócios. E é aqui que vamos focar: para falar sobre como solicitar empréstimos Bolsa Família.
Empréstimo Bolsa Família – como funciona
Antes de chegarmos ao ponto que fala sobre como solicitar o empréstimo do bolsa família, considere entender como ele funciona. E o 1º ponto é entender que ele não está ligado ao programa bolsa família, mas apenas o usa como requisito para o pedido.
Assim sendo, ao solicitar o empréstimo, saiba que ele não será descontado do seu valor do benefício – ao passo que o seu valor do bolsa família não vai mudar. E o que você vai ver abaixo nada mais é do que um passo a passo de como fazer para solicitar o empréstimo!
Solicitar o empréstimo Bolsa Família
O microcrédito produto é um tipo de crédito que é oferecido em dinheiro para os microempreendedores individuais do Bolsa Família. Dessa forma, considere que o dinheiro não pode ser usado para fins pessoais.
Para solicitar o empréstimo do Bolsa Família é preciso estar inscrito no CadÚnico, como vamos explicar no tópico abaixo. E, após isso, considere que o próximo passo é fazer o cadastro no Progredir, com a identificação do CPF.
E também é preciso ter um e-mail pessoal. Depois, inclua informações como o nome completo, o endereço residencial e o número de telefone. Com o cadastro feito no Progredir, você já terá condições para solicitar o empréstimo do Microcrédito.
Com isso em mente, para solicitar o empréstimo, vias de fato, é preciso buscar as instituições parceiras do programa, que são quem vão determinar, inclusive, o valor a ser emprestado. Os grandes bancos que fazem parte desse programa são: Caixa e Banco do Brasil.
Banco para solicitar empréstimo
Mas, atenção: é o próprio Progredir que vai enviar os seus dados para os bancos parceiros para que eles avaliem a sua situação financeiro, isto é, o seu score financeiro para, depois disso, entrar em contato com você ofertando o crédito.
E considere ainda que é uma decisão particular de cada banco emprestar ou não o microcrédito para o beneficiário do bolsa família. Portanto, ele é que vai determinar se emprestará o dinheiro e qual o valor.
O que você pode considerar ao solicitar o empréstimo Bolsa Família é que o crédito liberado tem um limite de até R$ 15 mil por família cadastrada no Progredir. Ao passo que o valor terá que ser usado para fins jurídicos.
Quem pode solicitar o empréstimo
Quando o assunto é o Progredir, considere que podem participar do programa todas as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), bem como aquelas que recebem o benefício do Bolsa Família.
Portanto, pode solicitar o empréstimo do Bolsa Família os beneficiários do programa e inscritos no CadÚnico.
Dessa forma, considere que para se inscrever no CadÚnico é preciso ter uma renda mensal que seja igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa ou ter uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.
Na dúvida sobre como se cadastrar no CadÚnico para poder solicitar o empréstimo, procure auxílio no setor responsável da sua cidade, que normalmente é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Só que para solicitar o empréstimo Bolsa Família, que é disponibilizado através do Microcrédito do Progredir, não basta estar no CadÚnico, no Bolsa Família e se cadastrar no Progredir… Também é preciso ser um MEI.
Como se tonar um MEI
O MEI é o Microempreendedor Individual, isto é: um empreendedor de micro porte que pode ter todos os recursos de uma empresa, inclusive, com acesso a aprendizagem e cursos técnicos gratuitos para empreendedor em todo e qualquer mercado.
E existem muitas vantagens de ser um MEI, como o principal fato de ter um negócio juridicamente correto, sendo que o empreendedor poderá ter benefícios como a aposentadoria, por exemplo.
Então, na hora de solicitar o seu empréstimo Bolsa Família, considere ser um MEI ou criar um MEI, sendo que isso pode ser feito online, através do Portal do Empreendedor e não tem custos para a criação, mas há pagamentos mensais para estar formalizado.
Empréstimo para negativado
O Ministério do Desenvolvimento Social afirma que o valor de cada empréstimo e a aprovação dele depende de cada banco, sendo que o ministério apenas faz o cadastro de cada microempreendedor não influencia nessa tomada de decisão das instituições financeiras.
Portanto, se você for solicitar o empréstimo e estiver negativado, considere que os grandes bancos não costumam aprovar o pedido. O ministério afirma que “de forma geral, o cadastro no banco não é aprovado até que as restrições sejam resolvidas”.
Ao se cadastrar no Progredir, seus dados serão enviados aos bancos parceiros e eles vão entrar em contato para te emprestar o crédito. Agora, se os bancos não entrarem em contato, considere que isso quer dizer que ainda não existem banco parceiro disponível na sua região.
Todas as informações citadas aqui podem ser encontradas também no site do Ministério do Desenvolvimento Social ou através dos telefones: 0800-707-2003 – opção 5.
Com informações do Portal do Empreendedor e do Ministério do Desenvolvimento Social